Cloverfield conta a história de uma câmara de filmar.
Dito desta forma talvez pareça um pouco estranho, mas a realidade é que a personagem principal deste filme é a própria câmara de filmar (e a respectiva cassete). É óbvio que temos um monstro a destruir coisas e a matar pessoas e que nos faz ter um certo sorriso sádico
[spoiler: é sempre bonito ver a cabeça da Estátua da Liberdade rolar]. Também é óbvio que temos os "transportadores" da câmara e a sua luta pela sobrevivência. Apesar disso é a cassete que liga os personagens com o monstro e com o próprio espectador. É quase como se o espectador fosse o
cameraman daquela aventura, o que nos torna parte integrante da acção.
O principal problema de
Cloverfield é que, para além de misturar
War Of The Worlds com
Godzilla, incorre em vários
clichés deste tipo de filmes. Outro problema é a visualização do monstro. Eu pessoalmente tenho uma certa azia quando monstros/aliens/criaturas-altamente-estranhas se mostram na totalidade ao espectador, mesmo que estejam muitíssimo bem feitas, como é o caso. Filmes em que a figura do monstro não acrescenta nada ao espectador e que a mesma está envolta em mistério grande parte do filme acho sempre preferível deixar uma certa névoa de desconhecimento que permita à nossa imaginação completar os espaços.
A mão de
J.J. Abrams é notória, em especial pelos
flashbacks tão característicos em
Lost e que aqui é apresentada através de pequenos pedaços de fita que não foram regravados pela acção actual. É também notória através do mistério que foi o aparecimento das primeiras informações do filme e das várias teorias que levantou e ainda levanta. Ao bom estilo de
Lost, é "fazer render o peixe" deixando vários caminhos em aberto para que possam ser seguídos mais tarde.
Cloverfield é um bom filme, talvez não tão espectacular nem tão horrível como muitos afirmam (apesar de serem opiniões que devem ser respeitadas), mas merece ser visto no cinema ou então com um bom sistema de
home cinema devido à importância do som na atmosfera do filme.
3.5/5
Trailer: